A promessa de uma amiga
- Maria Inês Félix

- 24 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: há 5 dias
Quando conheci a minha amiga Maria, pela primeira vez, fiz-lhe uma promessa:
- Maria, como tua amiga, quero ajudar-te a alcançar a felicidade!
Não sei quanto tempo demorará, mas um dia vais ser reconhecida por todo o teu esforço. Vais descobrir que a dislexia não é nenhum impedimento na tua vida. Nem que és diferente dos outros, apenas és alguém muito especial. Apesar das dificuldades que tens as pessoas vão valorizar o teu trabalho.
Com o objectivo definido, sabia que tínhamos de nos esforçar muito em comparação às outras crianças por causa da dislexia. Durante muitos anos, fizemos inúmeros exercícios para superar as dificuldades e trocámos a diversão pelo trabalho. Depois para cumprir com a minha promessa expliquei à Maria que tinha de crescer e tornar-se uma adulta.
Naquele momento, a Maria percebeu que não podia ficar mais no seu mundo encantado, mas tinha de trabalhar para alcançar o reconhecimento num mundo totalmente desconhecido: o mundo dos adultos. Desde pequena que a minha amiga Maria teve muitas dificuldades, não apenas na escrita e na fala, mas também na sua autoestima. De facto, um dos maiores desafios foi arranjar um emprego onde a Maria não tivesse medo de mostrar quem realmente é, isto é, a sua dislexia.
Após muita dedicação e tempo, a Maria largou a sua máscara quando a empresa me apresentou uma nova proposta de trabalho. Percebi que o reconhecimento da empresa foi muito importante para ela, pois valorizou todo o seu esforço.
Nestes dois últimos meses vivi uma loucura de emoções que não estava à espera: primeiro candidatei-me para uma empresa em que fui seleccionada; depois quando fiz o comunicado à empresa onde estava, eles convidaram-me para um novo projecto e fizeram-me uma contraproposta; por fim fui posta à prova quando tive de negociar o valor.
Indecisa e agitada com toda a situação, pedi à Maria que fôssemos até à praia para acalmar os nervos. Após alguns mergulhos, muita reflexão e o apoio da família tomámos uma decisão.
No final do dia, olhei para a Maria e vi o brilho de felicidade nos seus olhos. Naquele momento, soube que a minha promessa tinha sido cumprida.





Comentários