Um trabalho de equipa
- Maria Inês Félix

- 20 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de nov. de 2025
- Tu tens dislexia? Não parece nada. Eu até diria que nunca a tiveste!
Hoje em dia, estas são as palavras que mais ouço na minha vida e de certa forma sinto orgulho em ouvi-las. A verdade é que, durante muito tempo, tentei esconder a minha dislexia. A Maria gosta de ser o centro das atenções, e cheguei a tentar ignorar que a tinha. Mas, sempre que o fazia, a Maria sussurrava ao meu ouvido para que não a esquecesse... Cheguei ao ponto de "tentar" ler e escrever como uma criança normal, mas só consegui atrapalhar-me ainda mais. Assim, percebi que, quanto mais ignorava a Maria, mais erros cometia e mais deprimida ficava. Sentia que algo não estava bem.
Também percebi que não valia a pena lutar contra a Maria, mas sim encontrar uma solução para que nós as duas ficássemos felizes.
Pensei no que seria melhor fazer e surgiu-me a ideia de trabalhar em conjunto com a Maria, para ultrapassarmos juntas todas as dificuldades que se avizinhavam de mãos dadas.
Admito que não foi fácil e perdi muito da minha infância e da minha adolescência tentando entender a cabeça desta Maria que não me larga. Foram muitos anos em que abdiquei das festas, saídas à noite e jantares com amigos, para dedicar 100% do meu tempo à Maria.
Depois de muito esforço e dedicação, nós as duas tornamo-nos aquela pessoa de quem dizem não ter mais dislexia. E lembram-se de que, no início, disse que tinha orgulho em ouvir isso? Pois bem… A verdade é que ficava cada vez mais infeliz, porque sabia que estava a excluir a Maria da minha vida. Sentia-me muito triste por isso.
Durante o nosso percurso, percebi que a Maria e a Inês se tinham tornado uma dupla infalível e também uma única pessoa. Descobri que o segredo de trazer alegria para a minha vida era apresentar a Maria ao mundo. Aprender a aceitar-me exactamente como sou e a amar-me verdadeiramente, sem julgamentos, foi a chave para me tornar a pessoa que sou hoje.
Hoje apresento-me ao mundo assim:
- Olá! O meu nome é Maria Inês e sou uma rapariga com dislexia fono-linguística. Muito prazer!





Comentários