top of page

Uma carta para a minha mãe

  • Foto do escritor: Maria Inês Félix
    Maria Inês Félix
  • 2 de mai. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 24 de fev. de 2024

Querida mãe,


Pergunto-te se foi o teu instinto de mãe que sentiste no momento em que nasci? Será que dentro de ti, já sabias que eu iria nascer com uma amiga especial? Será que foi essa a razão de me chamar de Maria Inês? Talvez sim, talvez não... quem sabe.

O que é certo é que tenho de te agradecer por teres acreditado no teu instinto de mãe.


Quando surgiram os primeiros sinais desta minha amiga especial, tu decidiste lutar! Até mesmo quando te disseram que era apenas temporário, tu seguiste em frente e nunca desististe! Parecia que o mundo todo estava virado contra ti: uns disseram que bastava socializar-me com as outras crianças para começar a falar, outros disseram que era tudo uma questão de tempo ou que faltava dar o "clique". Mas, ambas sabemos que não foi bem assim...


Tudo começou no jogo para crianças (o “telefone estragado”) que brincava na creche para perceberes que algo se passava comigo (nessa altura, mal sabias que ias conhecer alguém que iria lançar um dos maiores desafios da tua vida).

Nesse momento, paraste para pensar como podias ajudar-me e procuraste por respostas. Alguns anos depois, descobriste que tinha dislexia e conheceste a Maria, a minha amiga especial. Naquele dia pude ver nos teus olhos como te tinha desiludido... Senti-me muito triste por não ser a filha que desejavas que fosse, no entanto não hesitaste em abrir os teus braços e dizer: Eu estou aqui para te ajudar a alcançar os teus sonhos juntamente com a tua dislexia, sempre! Lutarei e não deixarei que desistas!


Desde daí que nós já percorremos um longo caminho juntas:

Aprendemos a ler e escrever através do Método Fonomímico da Dra. Paula Teles. Cantámos letras e sílabas com ajuda de um xilofone ao mesmo tempo que líamos as palavras. Desenhámos linhas em várias direções para ajudar no foco e na concentração. E também estivemos juntas nas várias sessões de apoio e explicações desde da primária até à faculdade.


Estiveste sempre ao meu lado e graças a isso pude conhecer um sentimento que é capaz de concretizar todos os impossíveis: o amor de mãe. Esse amor que no início desconhecia e que passei a conhecer no momento em que a Maria apareceu. Tive a oportunidade de ver como esse grande amor supera todos os seus limites por um filho, enfrenta todos os desafios derrubando paredes se for necessário e vence obstáculos sem nunca desistir só para alcançar a felicidade do seu filho.


Perante este amor tão puro e verdadeiro, sinto que não tenho palavras suficientes para agradecer todo o teu apoio e amor incondicional. Só sei que eu estou muito feliz porque o meu sucesso com a Maria é também o teu sucesso enquanto mãe que és. E por isso, a minha gratidão é tão grande que não tem limites do que eu sinto por ser tua filha.


Graças à minha dislexia reconheci a grande mãe que és. Sem dúvida, que és uma grande guerreira! Maravilhosa, lutadora e tudo o que esta flor simboliza: pureza, beleza da vida e energia positiva da natureza.


Obrigada mãe!



P.S. Esta carta é também para todas as mães que nunca desistiram de procurar soluções para ajudar os filhos a lidar com os seus amigos especiais. Sei que não é uma tarefa fácil, mas acredito que a maior recompensa é sentir que o vosso filho está em paz e, acima de tudo, feliz com a sua dislexia. Todas vocês são maravilhosas.

 
 
 

Comentários


Post: Blog2 Post

"A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro"

ALBERT EINSTEIN

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone

© 2021 by Maria Inês Félix​. Created with Wix.com

Planta suculenta verde

LOGO & ILUSTRAÇÕES
@desenharia.pt_Pedro Silva e Sousa e Ana Tiago

FOTOGRAFIA
@pigmenta fotografia_José Guerra

Gostaste de conhecer a minha história?
Gostarias de receber mais?

Subscreve e junta-te a esta aventura!

Obrigado pelo envio!

bottom of page